quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Como encontrar os católicos na bíblia?

Mateus 28 - 18b-20.
É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
.
.
Note que coloquei em maiúsculo uma palavra que aparece de modo insistente no texto: “TODO”. Jesus tem "TODO" o poder; Temos que anunciá-Lo a "TODOS" os povos, guardar "TODO" o ensinamento d’Ele na certeza de que estará "TODOS" os dias conosco. Essa ordem de Jesus foi levada muito a sério pelos discípulos. Em grego a expressão “de acordo com o todo” pode ser traduzida por “Kat-holon”.
Daí vem a palavra “católico” (em grego seria: Καθολικός). Ao longo do primeiro e segundo séculos os seguidores de Cristo começaram a ser reconhecidos como “cristãos” e “católicos”. As duas palavras eram utilizadas indistintamente. Ser católico já significava “ser plenamente cristão”. O Catolicismo, portanto, é o Cristianismo na sua “totalidade”. É a forma mais completa de obedecer ao mandato do Mestre antes de sua volta para o Pai.
Leia também: Marcos 16,15: “Ide e pregai o Evangelho a "TODA" criatura”.
.
Há, portanto, uma catolicidade vertical, que é ter o Cristo TODO, ou seja, ser discípulo; e uma catolicidade horizontal, que é levar o Cristo a TODOS, ou seja, ser missionário. Isso é ser católico: totalmente discípulo, totalmente missionário, totalmente cristão!

Um comentário:

  1. Estou confuso não foram os romanos que mataram Jesus????
    Então a Igreja católica romana é assassina de Jesus e dá mais valor a virgem maria do que a Jesus Cristo?

    ResponderExcluir